O ano de 2017 apresentou diversas novidades e realizações na Acomac-BA, beneficiando os associados e o setor em geral, marcando o segundo ano do mandato do presidente João Carlos Andrade, e dentre elas os destaques:
26º Ecomac Bahia teve novidades e um tema desafiador
Sempre aguardado com expectativa, o 26º Ecomac apresentou várias novidades este ano. Realizado de 19 a 22 de outubro, no Iberostar Praia do Forte, com o tema “Ser criativo e lucrativo: O desafio da atualidade“, o evento teve a presença de mais 1.400 pessoas e 250 revendas, de todas as regiões do Brasil e de 19 Estados. Lojas, distribuidoras, indústrias, instituições financeiras e de fomento, representantes e entidades compuseram o mix do público presente. Os palestrantes Ricardo Boechat, Guilherme Ferreira Costa, Alexandre Cohim e Cláudio Conz abordaram temas de interesse direto dos participantes. E nos espetáculos, muita animação com as bandas Eva, Negra Cor e Bailinho de Quinta e a esquete Fanta e Pandora, com o grupo A Bofetada. Nos esportes houve ações em vôlei, corrida, caminhada e futebol. Stands de diversos patrocinadores foram montados na área da piscina, onde o rixô elétrico, um divertido veículo musical, e um “robô”, animaram o público. O sistema de comunicação da Acomac-BA, além da ampla divulgação na revista Anamaco, a maior publicação do setor no Brasil e no jornal Correio e folders; teve incremento no uso do telemarketing, emailmarketing e das redes sociais por meio de cards, grupos no Whats App, o site www.acomac-ba.com.br, o Facebook e o Instagram.
O 26º Ecomac Bahia teve como patrocinadores:
Master:
SIL, Cobremack, Cobrecom, Prysmian, Vedacit, Arielle, Elizabeth, Astra, Fortlev, Grupo Fragnani, Fame e Banco do Nordeste do Brasil/Governo Federal
Patrocínio:
Condor, Deca, Sika, Real, Pointer, Coral, CISS, Foxlux, Mercedes-Benz/Rodobens, SHX, Hipercor, Amanco, Suvinil, PC Sistemas e Caixa Econômica Federal/Governo Federal
Apoio Institucional:
Pagseguro Uol, Expo Revestir, Sebrae, Feicon Batimat, Grau10 e Rede Bahia
Realização:
Acomac-BA e Anamaco
Eventos nacionais tiveram a presença da Acomac-BA
Dirigentes da Acomac-BA participaram de diversos eventos nacionais. Na agenda constaram a Expo Revestir (7-10/03), o Prêmio Ranking Nacional das Lojas de Material de Construção 2017 – Revista Anamaco (04/04), a Assembleia Geral Ordinária da Anamaco (05/04) e a Feicon Batimat, que aconteceu de 04 a 08/04, no São Paulo Expo. Neste evento, ocorreu o 2º Encontro Internacional VMC (Varejo de Material de Construção), dia 05, promovido pela Anamaco. O 23º Ecomac Sul, realizado na Fazzenda Park Hotel (15-17/09), na cidade de Gaspar, em Santa Catarina, com o tema “Ser empresário, apesar das oscilações econômicas do país”, contou com presença do presidente João Carlos Andrade e dos vices Geraldo Cordeiro e Alexandre Cohim.
Programa Acomac-BA na Estrada marcou presença no interior
Com o objetivo de fortalecer o relacionamento com os associados e divulgar a entidade com não-associados, o programa Acomac-BA na Estrada, em parceria com o Sebrae-BA, promoveu palestras em importantes cidades do interior da Bahia.
A série começou em Santo Antônio de Jesus (16/03), no Recôncavo, com palestra do vice-presidente da entidade, Alexandre Cohim. No mesmo mês, Itabuna (28) e Teixeira de Freitas (29), na Região Sul, foram visitadas pela comitiva, cujo palestrante foi o presidente do Conselho Deliberativo e Diretor da Anamaco, Marcos Atchabahian, que falou sobre Gestão Familiar de Sucesso. Em abril (17), em Barreiras, no Oeste, e Vitória da Conquista (19), no Sudoeste, houve palestras de Alexandre Cohim, sobre Gestão que Transforma Crise em Oportunidade. A série finalizou em 10/05, em Feira de Santana, a maior cidade do interior baiano, com palestra de Marcos Atchabahian.
I Feira de Serviços – SERVMAC – uma novidade que superou as expectativas
A I Feira de Serviços – SERVMAC, realizada no Hotel Fiesta, dias 11 e 12 de maio, em Salvador, foi uma iniciativa inédita no mercado baiano. Promovida pela Acomac-BA e o Sebrae, a feira teve como objetivo promover a interação entre prestadores de serviços de diversos segmentos de interesse do mercado de material de construção com os lojistas, e contou com stands da Acomac-BA, Sebrae, Caixa Econômica Federal, Infoseg Bahia, NTW, Soft Line, Totvs, CISS, SAV, Bravo, Banco do Nordeste do Brasil e Malheiros Advocacia.
Na I SERVMAC também houve palestras do presidente do Conselho Deliberativo e Diretor da Anamaco, Marcos Atchabahian, sobre Gestão Familiar de Sucesso, dia 11, do vice-presidente da Acomac-BA Alexandre Cohim, sobre Gestão que Transforma Crise em Oportunidade, e do diretor da Escola do Varejo da Anamaco (EVA), José Carlos Araújo, sobre Como Tornar Sua Loja Mais Atrativa, dia 12. Após as palestras houve um coquetel para os participantes.
Reforma trabalhista foi tema de palestra
No dia 28 de setembro, no auditório da Torre Norte – Salvador Trade Center, em Salvador, a Acomac-BA promoveu uma palestra sobre a Reforma Trabalhista, recentemente aprovada pelo Governo Federal, com a presença de associados da capital e interior e convidados. A palestrou, ministrada pelos advogados Marcos e André Malheiros, do escritório Malheiros Advocacia, procurou destacar os pontos mais importantes da relação entre empregadores e empregados, que sofreram mudanças, com a Reforma Trabalhista, aprovada em 11 de julho deste ano, pelo Senado Federal e sancionada pelo Presidente da República, e que entrou em vigor em 11 de novembro.
Acomac-BA cria e fortalece os canais de comunicação e relacionamento
Importantes ferramentas de comunicação e relacionamento têm sido utilizadas pela Acomac-BA para os associados, não-associados, patrocinadores e outros públicos, com várias inovações implantadas em 2017. No site www.acomac-ba.com.br, Facebook e Instagram, notícias, informações, cards e fotos têm sido postados sistematicamente. A comunicação dirigida foi dinamizada, com o uso de mailings personalizados, via WhatsApp e e-mail, pelos os quais são enviadas comunicações sobre as atividades e benefícios da associação e temas de interesse. O folder institucional foi atualizado na versão impressa e sua versão digital postada no site. Uma outra novidade tem sido o envio do cartão de aniversário impresso. A criação do grupo Mat. Const, no WhatsApp, tem possibilitado o diálogo direto entre dirigentes da entidade e lojistas, e se tornou um importante meio interativo, inclusive com notícias, avisos e debates.
Marca da Acomac-BA homenageia os 40 anos da entidade
Em 2017, quando a Acomac-BA, completou 40 anos de existência, foi feita uma homenagem especial à entidade, que cresceu e se tornou uma das referências no Brasil no associativismo: na marca foi aplicado o “40” estilizado harmonizando com o grafismo laranja, característico do sistema Anamaco / Fecomac / Acomac.