Na manhã de 14 de outubro, o empresário da Leo Madeiras e 2º vice-presidente da ACOMAC-BA, Alexandre Cohim, fez palestra sobre o tema do 25º ECOMAC BAHIA: “A gestão que transforma crise em oportunidade”.
Em sua exposição, cialis portugal Alexandre Cohim traçou o perfil da maioria dos lojistas de material de construção como pequenos e médios empresários, com o dono à frente do negócio, liderando a compra, o marketing e o financeiro. Ele relatou informações sobre a baixa produtividade das empresas com esse perfil, que, por outro lado, têm agilidade nas decisões, flexibilidade comercial, proximidade com os clientes e os funcionários.
O palestrante relacionou o que falta nas pequenas e médias empresas: estratégia por
linha de produtos; estratégia de MKT/comunicação com verba definida; “lojismo”
embasado estrategicamente; programa de recrutamento; seleção e treinamento
estruturados (gestão profissional de pessoas); ERP (Enterprise Resource
Planning) integrado e gestão financeira profissional (PJ x PF).
Pensar simples. Assim resumiu Alexandre três itens fundamentais para as P&M
Empresas: Quem a empresa quer atender, Como a empresa se apresenta e Qual a sua
proposta de valor e apontou quatro pilares de um varejo competitivo: Pacote de Valor, Logística de Abastecimento, Gestão de Pessoas e Gestão de Custo. O Pacote de Valor envolve Produto, Serviço, Marketing e Logística de Atendimento.
A Logística de Abastecimento com o Sistema de Compras e a Política de Estoques.
A Gestão de Pessoas, por meio do Recrutamento e Seleção, Remuneração e
Carreira, Treinamento, Motivação e Cultura da Meta. A Gestão de custos pela formação de preços de trás pra frente.
Contextualizando as P&M Empresas, Alexandre mostra os impactos mais visíveis quando chega a crise: o faturamento cai, a rentabilidade desaba, o caixa aperta, a equipe desmotiva, pequenos problemas tornam-se grandes e a inadimplência aumenta.
Ele apresentou sete sugestões: Gestão de preços, Gestão de abastecimento,
Agressividade inteligente nas promoções, Comunicação intensa e eficiente,
Gestão de Pessoas com foco na participação e animação, Gestão de despesas e
Gestão conservadora do caixa.
Ao final encorajou a não desperdiçar uma crise e ter um olhar para o
futuro.