Curso ensina como controlar perda no varejo
Iniciativa é da ACOMAC-BA e acontece dias 14 e 15 de abril
Os números do desperdício na área do varejo no Brasil são assustadores. Só no setor de supermercado, em 2013, foram cinco bilhões de reais em prejuízo, ou seja, 75% das empresas não têm prevenção de perdas estruturada. Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), com o apoio da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), do Sebrae e da Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (ANAMACO). O levantamento ouviu mais de 5 mil lojistas e identificou que, além dos supermercados, o índice das farmácias chegou a 1,37%, e no segmento de material de construção, 1,41% em perda, ou seja, mais de 1 bilhão de reais.
Parte dessa realidade poderia ser outra se no dia a dia dessas redes existisse treinamento de funcionários e uma maior padronização de sistemas operacionais.
Diante desse quadro, a Associação dos Comerciantes de Material de Construção da Bahia (ACOMAC-BA) vai promover nos dias 14 e 15 de abril, às 19h, o curso “Controle de perdas”. O objetivo é exatamente ajudar pessoas físicas e jurídicas a tornar seu negócio mais lucrativo e com menos desperdício, através de um maior controle das perdas e quebras.
Durante o curso, que será ministrado pelo professor Paulo Cortizo Andion, serão discutidos desde a importância da cultura de prevenção de perdas, as principais causas, como evitar a perda e de que forma preceder diante das ocorrências detectadas, a exemplo da melhor abordagem preventiva, em casos de furtos.
Para o instrutor do curso, o programa de prevenção de perdas é apenas um guia, uma referência. O grande desafio está na capacidade de organização, apoio da alta administração, conscientização e comprometimento dos colaboradores, relata Paulo Cortizo Andion.
Sobre a ACOMAC-BA Entidade representativa, sem fins lucrativos, do ramo de revenda de material para construção, fundada em 1977. Representa empresas associadas da capital e interior da Bahia e está ligada a ANAMACO (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), entidade que congrega as ACOMACs e FECOMACs em todo o Brasil. Dentre as funções da ACOMAC-BA, está proporcionar a seus associados benefícios diretos e indiretos, representando-os junto às empresas e organizações do setor de material de construção, como indústrias e representantes, além de instituições financeiras e de apoio ao varejo, entidades outras e aos poderes executivo, legislativo e judiciário.
Contato da ACOMAC-BA – Av. Tancredo Neves, 1632, Edf. Salvador Trade Center, Sala 2215, Torre Norte, Caminho das Árvores – Salvador-BA. CEP 41820-020, Telefones: (71) 3113-2480 / 2481.
Sobre a pesquisa: acesse http://www.ibevar.org.br/