O presidente executivo da ANAMACO, Cláudio Conz, em parceria com a ABRAMAT, ANFACER e ABRAFATI, divulgou um relato das ações realizadas junto ao Governo Federal, com vistas a dinamizar a cadeia produtiva da construção civil, principalmente o setor de material de construção:
*Presidente da Caixa: Reativação do Construcard. Já operando;
* Ministro das Cidades: Cartão reforma e retomada de pequenas obras e do Minha Casa Minha Vida ( lançando dia 9/11);
* Ministro do Trabalho: Horário intermitente e modernização das leis trabalhistas (pauta diária na imprensa);
* Ministro da Fazenda: Manutenção das conquistas que são as únicas que ficaram da retirada do IPI de material de construção (conseguido);
* Ministro da Casa Civil: Programa de uso racional de água e energia nas propriedades do governo e maior ação na área do saneamento (lançamento para ainda este ano);
* Presidente Michel Temer: Evento no Palácio do Planalto juntando a CBIC, representando as construtoras e também os trabalhadores na construção civil, sendo ainda hoje o maior encontro já realizado com o presidente (800 pessoas);
* Diretoria do BNDES: Concluída mais uma etapa, em reunião com a diretoria do BNDES. Segundo Conz, houve um diálogo produtivo com a presidente Maria Sílvia, com vistas a aumentar a presença do cartão BNDES. Foi divulgado que o MEI (Micro Empreendedor Individual), atualmente com mais de 10 milhões de pessoas – incluindo encanadores, eletricistas e outros profissionais envolvidos com o setor – que têm CNPJ, são potenciais clientes, porém, até agora, sem acesso ao cartão. A presidente demonstrou interesse pelo assunto e o pôs em pauta. O presidente executivo da ANAMACO, Cláudio Conz, expôs as dificuldades das linhas do BNDES não alcançarem o comércio, porque o órgão só analisa empréstimos superiores a R$ 20.000.000,00. Abaixo disso é a rede bancaria que distribui, com limitações, os produtos como capital de giro, etc. A presidente disse que atuará para que haja mais agentes financeiros distribuindo os produtos do BNDES.
A presidente também relatou uma de suas metais pessoais que é levar saneamento a todos os brasileiros. Ainda em novembro pretende avançar no tema, pois já conta com a assinatura de 17 Estados. A presidente Maria Sílvia reiterou ser este seu maior desafio, já que é uma determinação do presidente Michel Temer. Agua e Esgoto passam a ser prioridades do BNDES.
Desta forma, entre as metas da ANAMACO, fica apenas agora faltando a Secretaria que cuida da parcerias públicos e privadas, pelo potencial que esta área tem nas concessões e privatizações. Para tanto o governo esta fazendo uma Medida Provisória para destravar as empresas envolvidas na Lava Jato, separando obras da corrupção.
O presidente Cláudio Conz ressaltou que essas ações têm avançado porque são feitas e coordenadas entre as entidades setoriais, buscando com objetividade trabalhar em benefício do setor.
Fonte: Anamaco