Lojistas, funcionários e profissionais do ramo de material de construção estiveram reunidos, no último final de semana do mês de fevereiro, durante a aula inaugural da primeira turma de MBA em Gestão Empresarial no seguimento de Material de Construção. O encontro foi realizado na Casa do Comércio e contou com a palestra do professor e coordenador Joaquim Ramalho.
Esta é a primeira vez que o Nordeste sedia um curso de MBA na área de material de construção, um dos principais setores em crescimento no Brasil. A qualificação do profissional é um imperativo diante da dinâmica do mercado e do avanço da tecnologia. O nosso papel é oferecer a oportunidade para a troca de experiências e conhecimento no ambiente acadêmico e é aqui que se formarão os alicerces para uma sólida estrada rumo ao sucesso, defende o presidente da Acomac-BA, Alexandre Cohim.
Presente a aula inaugural, o proprietário da loja O Rei da Construção, em Feira de Santana, Renildo Girino, mostrou-se animado em investir na carreira profissional. Não há nada parecido no setor no Nordeste, que fale a linguagem do segmento de material de construção. Tenho certeza que esta formação vai nos ajudar, e muito, no processo da tomada de decisão e nos diferenciar nesse negócio, que em Feira de Santana possui alta competitividade. Segundo Cirino, a especialização foi uma demanda da Rede Erguer, uma associação dos lojistas de material de construção, que através da Acomac-BA conseguiu viabilizar a chegada do curso no Nordeste.
Quem também não perdeu a chance de garantir a participação na aula foi a economista e inspetora de vendas no ramo de material de construção da Saint-Cobaim, em Salvador, Rosângela Almeida. Achei importante participar do MBA para ter uma visão mais macro do mercado no qual estou inserida. Para ela, ser mulher em um mercado, essencialmente, masculino, irá aumentar a competência, qualidade e a credibilidade em relação aos colegas e clientes.
Promovido pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) em parceria com a Acomac-BA, o MBA de Gestão Empresarial no seguimento de Material de Construção já formou nove turmas no Brasil e a Bahia sedia a primeira turma do Nordeste. Reconhecido pelo MEC e desenvolvido em parceria com a Faculdade América do Sul, o curso tem o objetivo de formar profissionais especializados na área da construção, que possam atuar nas suas respectivas funções, além de competências para as práticas de gestão e liderança participativa e democrática, coordenando o trabalho em equipe e estimulando o desenvolvimento pessoal e profissional.
Além do presidente da Acomac-Ba, Alexandre Cohim, estiveram presentes à aula inaugural: Geraldo Cordeiro, vice-presidente da Acomac-BA e presidente do Conselho Deliberativo da Anamaco, Claudio Conz, presidente da Anamaco, Olavo Nogueira, presidente de honra da Anamaco e Amaury Muller Filho – reitor da Faculdade América do Sul.
Acomac-BA É uma entidade representativa, sem fins lucrativos, do ramo de revenda de material para construção. Fundada em 1977, representa empresas associadas da capital e interior da Bahia. Está ligada a Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), entidade que congrega as Acomacs e Fecomacs em todo o Brasil. Dentre as suas funções está proporcionar a seus associados benefícios diretos e indiretos, representando-os junto às empresas e organizações do setor de material de construção, como indústrias e representantes, além de instituições financeiras e de apoio ao varejo, entidades outras e aos poderes executivo, legislativo e judiciário. Telefones: (71) 3113-2480 / 81