MBA



Cursos Especializados

Enfase em Gestão Empresarial para o segmento de material para construção.

Duração do curso:  20 meses

Aulas mensais presenciais

Sextas-feiras das 17h00 as 23h00

Sábado das 8h00 as 18h00

Público-Alvo: profissionais que atuam no segmento de material de construção.

 



O CURSO
A Unianamaco, em parceria com a Faculdade de Tecnologia América do Sul e o IAPEDEM, oferece aos profissionais da área um curso de aprimoramento para profissionais especializados, o curso de MBA Lato Sensu em Gestão Empresarial para o segmento de material de construção.

O objetivo do MBA é formar profissionais especializados que possam atuar com competências para as práticas de gestão e liderança participativa e democrática.

 

METODOLOGIA

 

Seguindo a estrutura do programa, serão discutidos os respectivos temas por aula de forma prática e objetiva para aplicabilidade empresarial otimizando conceitos e práticas de economia, finanças, custos e planejamento estratégico.

O gestor de cada empresa é responsável pela mediação entre o colaborador e o conhecimento e tem o papel fundamental de ensinar. As estratégias de ensino serão usadas na medida em que os professores acharem mais adequadas em melhor explicar o conteúdo.

O critério de seleção de cada conteúdo está atrelado aos conhecimentos que são imprescindíveis na formação de profissionais competentes nas funções de administração, supervisão e gestão empresarial do segmento de material de construção:

O planejamento do trabalho pedagógico deve estar vinculado aos seguintes princípios:

O ponto de partida é o conhecimento e não o método de ensino A média final da disciplina será auferida tomando-se por base a apresentação de trabalhos.

 

AVALIAÇÃO

O professor da disciplina é responsável pela avaliação do aluno, devendo para tanto fazer uso de no mínimo de uma avaliação escrita, onde deverão preponderar os aspectos qualitativos da aprendizagem.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO

 

O trabalho de conclusão de curso é apresentado por meio de artigo científico que deverá ser entregue no final do curso.

 

1 – AULA INAUGURAL

EMENTA

Apresentação da estrutura

Apresentação do curso: conteúdo e regimento

Apresentação do grupo e levantamento das expectativas individuais

Exposição dos direitos e deveres de cada parte

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Integração do grupo

BIBLIOGRAFIA

FILHO, Joaquim Ramalho de Oliveira. O mercado de varejo de material de construção no Brasil – ferramentas de gestão. São Paulo. DVS, 2004. 337 p.
FILHO, Joaquim Ramalho de Oliveira. O varejo de material de construção no Brasil. – mecanismos operacionais. São Paulo. DVS, 2006. 287 p.

 

2 – GESTÃO DA QUALIDADE

EMENTA

Planejar, organizar, dirigir e controlar ações voltadas para a excelência empresarial;

Despertar a visão da participação em prol do conjunto.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Programa setorial da qualidade;

Programa brasileiro da qualidade e produtividade do habitat – PBQPH;

Obrigações e direitos do código do consumidor;

A excelência no varejo;

A revolução nos serviços – qualidade em produtos e serviços;

Os benefícios da certificação;

Indicadores da qualidade e sistemas de gestão da qualidade;

A excelência empresarial.

BIBLIOGRAFIA

ALBRECHT, Karl. Revolução nos serviços. São Paulo: Thonson,2002.PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade. São Paulo: Atlas, 2004.OLIVEIRA, Otávio J. Gestão da qualidade. São Paulo: Thonson, 2003.

 

3 – GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

EMENTA
Traduzir a administração de recursos humanos como unidade negócio;Destacar a relevância do RH como processo de vantagem competitiva das organizações;Discutir as ações organizacionais, num processo de desenvolvimento e crescimento profissional, na busca das habilidades em prol da organização.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Governança corporativa;
A profissionalização do varejo do comércio e da indústria;
A empregabilidade e a empresabilidade;
A sociedade de serviço;
A percepção do consumidor e a percepção da loja;
O trabalho do líder;
O trabalho da equipe;
Empowerment.
BIBLIOGRAFIA
BOHLANDER, George. Administração de recursos humanos. São Paulo: Thonson, 2003.CARVALHO, Antônio Vieira de. Administração de recursos humanos. São Paulo: Thonson, 2003.CHIAVENATO, Idalberto. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2003.

 

4. GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO

 

EMENTA

Apresentar ferramentas que permitem desenvolver a habilidade para identificar, projetar ou implementar sistemas apropriados de informação;

Analisar, usar ou recomendar ferramentas baseadas em tecnologias de informação que permite uma redução de custos;

Discutir as ferramentas que permitam oferecer novos serviços e produtos a clientes, como abertura de mercados, para alcançar vantagens competitivas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A moderna estratégia de negócios no varejo;Sistemas de informações para tomada de decisões;Estratégias competitivas e a tecnologia da informação;A TI no planejamento com diversos cenários;Administração de sistemas de informações a gestão do conhecimento;Plataformas de trabalho colaborativo e formas de negócios baseadas em TI;Desenvolvimento de novos negócios baseados em TI com novos setores e novos serviços.

BIBLIOGRAFIA

BEAL, Adriana. Gestão estratégica da informação. São Paulo: Atlas, 2004.CASSARRO, Antonio C. Sistemas de informações para tomada de decisões. São Paulo: Thonson, 2001.ROSINI, Alessandro Marco. Administração de sistemas de informação e a gestão do conhecimento. São Paulo: Thonson, 2003.

 

5. BUSINESS TO BUSINESS

EMENTA
Propiciar aos participantes conhecimentos e domínio das principais técnicas do marketing empresarial;
Trabalhar os conceitos do relacionamento comercial entre empresas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Marketing B2B e condicionantes da orientação empresarial;Comportamento de compras e diferenças entre os relacionamentos B2B e B2C;Classificação de clientes e produtos no mercado B2B;Posicionamento no relacionamento B2B segundo característica de valor;Macro-segmentação e micro-segmentação no relacionamento B2B;Marketing mix para relacionamento B2B;Comércio eletrônico e sua implicação na rede de distribuição B2B;Sistemas de informação;Marketing de serviços;Conceitos de marketing no varejo;Administração de varejo;Marketing da promoção e merchandising;Planejamento de vendas;Estratégias de negociação e determinação de preço;Sistemas de informação de marketing e marketing digital.
BIBLIOGRAFIA
BATESON, John E. G. Princípios de marketing de serviços. São Paulo: Thonson, 2003.LEVY, Michael. Administração de varejo. São Paulo: Atlas, 2000.ZENONE, Luiz Cláudio. Marketing da promoção e merchandising. São Paulo: Thonson, 2004.

 

6. BUSINES TO CONSUMER

 

EMENTA
Analisar e debater o marketing de varejo;
Avaliar as tendências de mercado e suas influências nas definições das estratégicas competitivas das empresas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Política de preços;Segmentação de mercado e posicionamento estratégico;Precificação e estratégia de preço no varejo;O preço e o comportamento do consumidor;Administração de vendas;Desenvolvimento de lojas;Distribuição física e logística;Administração estratégica de vendas e canais de distribuição;Estratégias promocionais;Merchandising;Trade Marketing;Gerenciamento por categoria.

BIBLIOGRAFIA
CASAS, Alexandre Las. Administração de vendas. São Paulo: Atlas, 2004.KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2004.MEGIDO, José Luis Tejon. Administração estratégica de vendas e canais de distribuição. São Paulo:Atlas, 2002

 

7. GESTÃO DE CRM – CUSTUMER RELATIONSHIP MANAGEMENT

 

EMENTA
Trabalhar as técnicas modernas de relacionar-se com os clientes;
Definir o que é CRM, seu funcionamento e as condições para que ocorra o sucesso;
Tratar o CRM como resposta à questão da eficiência em marketing;
Realizar uma proposta teórica de visão de estrutura organizacional para o funcionamento do CRM;
Trabalhar os resultados do CRM como visão estratégica.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Definições do CRM; Componentes do CRM; Tipos de CRM; Principais dificuldades de implantação do CRM;CRM em ambiente e-business; Database de forma estratégica; O relacionamento via telemarketing; Mala direta, catálogo e cuponagem na comunicação; Marketing de relacionamento.

BIBLIOGRAFIA
BRETZKE, Miriam. Marketing de relacionamento e competição em tempo real. São Paulo: Atlas, 2000.CARDOSO, Mário Sérgio. CRM. Em ambiente e-business. São Paulo: Atlas, 2001.SLONGO, Luis Antônio. Marketing de relacionamento. São Paulo: Atlas, 2004.

 

8. GESTÃO DE LOGISTICA E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

 

EMENTA
Trabalhar a gestão de estoque na cadeia de logística integrada;
Ampliar o entendimento sobre as questões referentes aos canais de distribuição e a movimentação de mercadorias;
Quantificar o sucesso no varejo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Tecnologia, informação e demanda; Inteligência competitiva; Canal de distribuição; SCM – suplly chain management; Intermediários; Fluxo de canal; Atacado e Varejo.

BIBLIOGRAFIA
CHING, Hong Yuh. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada. São Paulo: Atlas, 2001.CHRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. São Paulo: Thonson, 2004.GOMES, Carlos Francisco Simões. Gestão da cadeia de suprimentos. São Paulo: Thonson, 2004.

 

9. GESTÃO DE PESQUISA MERCADOLÓGICA

 

EMENTA
Conhecer a utilização da pesquisa mercadológica como estratégia otimizando suas possibilidades e métodos;
Trabalhar as ferramentas de pesquisa de forma estratégica conhecendo quando e como ela deve ser feita.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística como estratégia;O Latin Panel como ferramenta de gestão;Estatística aplicada à administração usando excel;A importância da pesquisa para o lojista;Pesquisa científica e pesquisa mercadológica;Pesquisa no contexto de marketing;Pesquisa quantitativa e qualitativa;Definição do universo pesquisado;Metodologia e técnicas de pesquisa;Análise e interpretação de resultados;Armadilhas da pesquisa.

BIBLIOGRAFIA
MARTINS, Gilberto de Andrade. Estatística geral aplicada. São Paulo: Atlas, 2001.NEUFELD, John L. Estatística aplicada à administração usando excel. São Paulo: Prentice Hall, 2003.SMAILES, Joanne. Estatística aplicada à administração com excel. São Paulo: Atlas, 2002.Gestão de Logística e Canais de Distribuição.

 

10. GESTÃO FINANCEIRA

 

EMENTA
Trabalhar com ferramentas financeiras para tomada de decisão otimizando calculadoras e planilhas financeiras;
Otimizar as informações empresarias como cases financeiros.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Matemática financeira;Gerenciamento contábil;Administração financeira;Gestão orçamentária;Gestão financeira;Planejamento financeiro;Valor da marca.

BIBLIOGRAFIA
BRIGHAN, Eugene F. Administração financeira. São Paulo: Atlas, 2001.PADOVESE, Clóvis Luís. Introdução à administração financeira. São Paulo: Thonson, 2005.GITMAN, Laurence J. Princípios de administração financeira. Porto Alegre, Bookman, 2001.

 

11. GESTÃO DA ÉTICA CORPORATIVA

 

EMENTA
Demonstrar aos participantes a importância da ética e da moral na percepção e solução dos problemas organizacionais;Discutir a percepção do cliente quando a empresa trabalhar a ética corporativa;Trabalhar os conceitos de valor das empresas éticamente corretas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
A ética empresarial;A evolução do terceiro setorA ética nas organizações;Os problemas sociais no Brasil;Indicadores de excelência social;Vetores e práticas da responsabilidade social.Os reflexos do terceiro setor no valor da empresa

BIBLIOGRAFIA
ARRUDA, Maria Cecília Coutinho. Fundamentos de ética empresarial e econômica. São Paulo: Atlas, 2003.MOREIRA, Joaquim Manhães. A ética empresarial no Brasil. São Paulo: Thonson, 2002.PASSOS, Elizete. Ética nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004.

 

12. GESTÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

EMENTA
Trabalhar as funções da administração;Fornecer aos participantes elementos para análise crítica do planejamento;Identificar as metodologias adotadas pelas organizações no processo de definição de sua missão, visão, objetivos e metas do negócio.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O planejamento;A organização;A direção;O controle;A gestão do planejamento;Análise ambiental;Formulação estratégica: missão, visão, objetivos e metas;Cultura e estratégias empresariais; Ferramentas de planejamento estratégico como vantagem competitiva.

BIBLIOGRAFIA
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Estratégia empresarial e vantagem competititiva. São Paulo, Atlas, 2004.HITT, Michael A. Administração estratégica. São Paulo: Thonson, 2002.WHITTINGTON, Richard. O que é estratégia. São Paulo: Thonson, 2002.

 

13. GESTÃO DE CRIATIVIDADE E EMPREENDEDORISMO

 

EMENTA
Discutir estratégias de criar ambientes que permitam equipes criativas; Trabalhar conceitos e ferramentas que possibilitem o empreendedorismo voltado ao negócio; Discutir a estrutura de negócios sob condições de transformações num ambiente criativo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
A criatividade despertando o lado inovador; Incentivando o empreendedorismo; Desenvolvimento de produtos e educação corporativa; Capital humano; Empreendedorismo e planejamento estratégico; A loja criativa; Colaboradores empreendedores.

BIBLIOGRAFIA
PREDEBON, José. Criatividade abrindo o lado inovador da mente. São Paulo: Atlas, 2003.PREDEBON, José. Criatividade hoje. São Paulo: Atlas, 2003.MUNDIN, Ana Paula Freitas. Desenvolvimento de produtos e educação corporativa. São Paulo: Thonson, 2002.

 

14. PRODUÇÃO CIENTÍFICA

 

EMENTA
Habilitar os alunos a produzir o trabalho de conclusão de curso; Instruir os alunos a atenderem os padrões e normas técnicas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Diretrizes para a elaboração de trabalhos científicos; Etapas da elaboração; Aspectos técnicos da redação; Formas de trabalhos científicos; Como elaborar um trabalho científico; Como direcionar o trabalho visando sua aplicabilidade para o segmento.

BIBLIOGRAFIA
MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografia e dissertações. São Paulo: Atlas, 2002.REA, Louis M. Metodologia de pesquisa. São Paulo: Thonson, 2002.SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 1996.VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em adnministração. São Paulo: Atlas, 2005.

 

15 – LABORATÓRIO

 

EMENTA
Promover encontros com especialistas de diversos segmentos com o objetivo de discussão estratégica para o segmento de material de construção;
Trazer os grandes nomes do mercado para debaterem o ambiente econômico e o segmento de material de construção;
Trazer informações atualizadas para o curso com o objetivo de demonstrar sua evolução e sua adequação ao ambiente econômico.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Envolver a teoria e a prática, trazendo assuntos notadamente voltados ao curso e ao segmento, debatendo temas com palestrantes que se destacaram no segmento de material de construção.

BIBLIOGRAFIA
FILHO, Joaquim Ramalho de Oliveira. O mercado de varejo de material de construção no Brasil – ferramentas de gestão. São Paulo. DVS, 2004. 337 p.
FILHO, Joaquim Ramalho de Oliveira. O varejo de material de construção no Brasil. – mecanismos operacionais. São Paulo. DVS, 2006. 287 p.

Revista Anamaco.

Os inscritos devem se informar com o ADM da Acomac-BA os documentos necessários.  Tel. 71 3113-2480 / 81.

Em breve será informado o calendário 2017-18.

 

 

Em breve será informado o local.

1. Aula inaugural
2. Gestão da qualidade
3. Gestão de Recursos Humanos
4. Gestão Estratégica da Informação
5. Business to Business
6. Business to Consumer
7. Gestão de CRM
8. Gestão de Logística e Canais de Distribuição
9. Gestão de Pesquisa Mercadológica
10. Gestão Financeira
11. Gestão da Ética Corporativa
12. Gestão de Planejamento Estratégico
13. Gestão de Criatividade e Empreendedorismo
14. Produção Científica
15. Laboratório

 



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